terça-feira, 9 de agosto de 2016

POEMAS E TEXTOS NOVOS PARA NOVAS REFLEXÕES

Preciso ser capoeira na vida. Saber cair e levantar. Rodar saltar levantar e seguir.
A vida é dança, luta e jogo.
A vida é convite, banquete e desafio.
Edson Araújo Lima


Estradas travas trincos tramelas
Entradas saídas portas janelas
Caminhos corredores esquinas
Curvas lombadas traços linhas
Escolhas ganhos perdas resultados
Tentativas erros cálculos extratos
Sementes plantações
colheitas achados
Perdidos colhidos
Desprezados escolhidos
Aproveitados desperdiçados
Saltos tombos
Mergulhos voos
Paradas caminhadas
Surtos sustos
Surdos mudos
Fundos mundos
Tudos nadas
Sentimentos palavras
Amores amigos
Horrores perigos
Silêncios gritos
Tranquilos aflitos
Desistências insistências
Edson Araújo Lima
08.08.2016

Seja como for!
Beethovenmize-me, Mozartmize-me
Caetanimize-me, ChicoBuarquemize-me
Galmize-me, Betanimize-me
Anitemize-me, Ivetimize-me...
Rockmize-me, Rapmizi-me
Bossanovize-me, Sambime-me
Jazzmize-me, Bluesmize-me
Forromize-me, Breguimize-me
Popmize-me, Sertanejemize-me
Mas, por favor, musiquemize-me!
Edson Araújo Lima
09.08.2016


Um pouco de mim
Vontade de sentar ao lado de alguém e ficar assim em silêncio.
Olhando o mar, o bar, a avenida, a vida...
Ficar fragilizado, inseguro, indeciso, instável é tão humano quanto sentir-se forte, seguro, decidido, estável...
Permito ser estar sentir, sem máscaras nem mentiras.
Não sou uma farsa. Sou luta, dança, grito, gargalhada e lágrima.
Sou assim sendo eu mesmo.
E se esperam que eu seja outro não me acharão, não caminharão comigo, pois não me conhecerão de verdade.
Essa história de fingir ser e ter não me convence não me compra.
Posso e devo ter fé e determinação sim, mas JAMAIS serei o que querem e esperam que eu seja se não vier de dentro.
Sou esse que se apresenta e se não é esse que agrada serei desagradável e se não é esse que aceitam serei inaceitável.
Isso não significa jamais que devo ficar confortável com meus defeitos e minhas ansiedades, grosserias e fraquezas. Melhorar é uma meta.
É isso que busco a cada dia. Tem dia que estou bem, tem dia que estou ótimo e outros em que estou péssimo. Sou humano em constante transformação. Sou um operário em construção. Um caminhante, errante, cheio de questionamentos e labirintos internos.
Não fujo de mim. O espelho me perturba, mas o enfrento sem maquiagens.
Hoje choro. Amanhã rio.
Sou garoa, tempestade e furacão.
Sou esse e aquele. Isso e aquilo.
Nada me limita ou define.
E assim sigo sendo.
Edson Araújo Lima
08.08.2016
 


DEPOIS DA FESTA TEM O DEPOIS DA FESTA

Vivemos no TEMPO DA PROCURA
PROCURANDO DORY
PROCURANDO POKÉMON
PROCURANDO MEDALHAS
PROCURANDO EMPREGO...

(em tempos de Olimpíadas Rio 2016)

"O entretenimento é uma prancha.
A realidade é o mar. A arte, de vez em quando, tem que tirar essa prancha."
Ouvi um mestre dizer isso certo dia e acho ótimo. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário