sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PALAVRAS QUE ESPALHEI PELO FACEBOOK NOS ÚLTIMOS MESES - PARTE 2

Só sentimos saudade do que gostamos ou de quem gostamos.
Nunca vi alguém dizer que está com saudade de TOMAR BENZETACIL.
Edson Araújo Lima.
(reescrito em 08.07.2015)


Quem lê e acompanha meus devaneios, desabafos, frases, poemas, pensamentos, piadas e (eds)insanidades em geral, deve ter percebido que costumo colocar nome (artístico) completo e a data ao final da postagem.

Sei que muitos estranham, discordam ou acham excesso.
Ninguém nunca me disse isso, mas eu quero explicar rapidamente.
Gosto do tempo, do dia, de sentir as passagens da vida, de registrar meus passos. Talvez eu tenha medo de me perder no labirinto das ideias e por isso tente deixar pistas. E ainda mais, um dia hei de reunir tudo isso e colocar num livro de MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E POEMAS, minha biografia autorizada e nada secreta e como escrevo muita coisa todo dia...
Não precisava, mas eu quis explicar, até pra mim mesmo.
E pra não perder o estilo e a regra: 
Edson Araújo Lima
08.07.2015


Coisas simples são poesias.
A tapioca light da minha mãe na mesa com café.
Minha avó centenária dormindo lindinha.
Um friozinho nublando tudo lá fora.
Um gato de olhos azuis correndo após derrubar todo o sabão líquido na lavanderia.
Livros de colorir para adultos.
Um caderno com um novo texto teatral começado...
Pouco dinheiro no bolso e uma riqueza imensa na consciência:
A leveza.
Sim, amigo, a vida simples pode ser boa.
Edson Araújo Lima.
07.07.2015


Escrevemos todo dia uma nova página da história das nossas vidas.
Ainda que estivermos distraídos...
Edson Araújo Lima.
08.07.2015




Ator
Esvazia-se de si mesmo
E permite que na sua entrega
De sua profundidade
Esvaziado de preconceitos
E cristalizações
Nasça a personagem
Que talvez seja seu novo eu
Talvez não.
Renova-se o ator.
Restaurado. Completo.
Pleno de si e do outro em si.
A arte então encontra lugar
Pois o ator esvaziado
Completamente pleno de arte.
Permite-se ser em si
O outro.
Edson Araújo Lima.
07.07.2015
Dentre todos que você encontrou hoje
Você encontrou a si mesmo?
Edson Araújo Lima.
07.07.2015

Mas também arde sem ver e é ferida que dói e não se sente**
É coisa bonita a poesia.
Mas também pode ser como um copo que é batido na mesa enquanto se grita: Sangue! Sangue!***
A poesia tem um quê de moleca, intrusa.
A poesia tem uma vontade própria e uma personalidade difícil.
Edson Araújo Lima.
07.07.2015
*inspirado numa palestra de Ferreira Gular que vi na Casa das Rosas;
** trecho de um poema de Camões;
*** trecho de um poema de Pablo Neruda que ouvi no filme O carteiro e o poeta.

Apesar do frio e do céu nublado há luminosidade suficiente para sorrisos e boas histórias.
Ainda há calor e carinho dentro da gente e que pode contagiar o mundo cinza.
Há estradas a serem construídas a cada passo.
Abraços e cafés.
A vida é um convite.
Vamos a ela!
05.07.2015


Se o mar é meu eu pinto com as cores que eu quiser.
E que esse mar psicodélico nos leve e que seja leve...
02.07.2015

Há de chover poesia.
E no lugar de tristeza, alegria.
Edson Araújo Lima.
02.07.2015

Fatos estranhos sobre mim:
Eu esqueço o celular no bolso e leio livros no metrô.
Eu uso caderno nas aulas e anoto o máximo possível do que o professor fala.
Eu carrego um bloquinho pra anotar poemas e ideias que surjam de repente.
Meu Deus, será que sou um ET?!
01.07.2015

Não. Nem tudo está sempre bem. É preciso erguer a cabeça olhar além das nossas janelas, da limitação financeira e daquilo que nos é oferecido. É preciso driblar as crises, os preconceitos, as cristalizações sociais e ter desprendimento e coragem. Se o desânimo chega e de vez em quando chega mesmo, afinal de contas ninguém é super heroi, temos que respirar fundo rever planos traçar novas estratégias. Observar o que funciona e o que precisa mudar. E agir de acordo com nosso coração, nossas possibilidades. Orar. Ouvir familiares e amigos. Mudar de direção renovar ideias. 
Arriscar é preciso, sempre com sabedoria, é claro. Aprender a ouvir. Aprender a falar. Aprender a calar. Aprender a amar e a perdoar. E seguir.
Vamos tentar?
29.06.2015

Fazer alguém sentir-se bem me faz tão bem. E, às vezes, coisas simples têm significados tão importantes. 
Isso é tão bom de poder fazer num mundo tão carente de gentilezas. Ser do bem não é ser bonzinho ou fingir simpatia. Ser do bem é fazer o bem, ainda que secretamente e nem precisa receber troco ou agradecimentos o tempo todo. A alma da gente fica leve. É bom ser bom!
Mesmo que nem todos reconheçam ou percebam.
Vamos tentar?
28.06.2015


Você não será aceito por todos, por isso aceite-se.
É isso o que realmente importa.
Edson Araújo Lima.
25.06.2015
Isso também vale para o amor*

Vou te buscar no sonho.
Quando acordar te devolvo.
Edson Araújo Lima.
24.06.2015
Eu não me coloco como exemplo e muito menos tenho a vã pretensão de servir de modelo. Logo eu, que dentre os pecadores sou o maior deles - uso novamente o apóstolo São Paulo.
O que tento fazer de bom, de honesto, de generoso... é algo que faço por gratidão. 
Aprendi assim com a vida. E nem sempre consigo agir da maneira correta, saudável, justa.
Ah, meus amigos, meus defeitos são imensos e nunca nem mesmo tentarei negá-los.
O que aparece nas redes sociais, nas aulas, nos momentos em que escrevo aqui ou tomo café com os amigos é apenas uma parte calculada de mim. Uma parte que gosto de dividir, uma parte cronicamente viável e palatável. Algo do meu labirinto interno que já pode ser desvendado.
Mas, os recôndidos, os ínfimos, os íntimos, esses são guardados pra não chocar não assustar e não, isso não significa falsidade ou máscara.
Essa é a minha maior e mais clara verdade.
Sou humano. E traduzir-me não é simples.
Permita-me ser indecifrável.
Edson Araújo Lima
UMA PARTE DE MIM É TODO MUNDO. OUTRA PARTE É NINGUÉM FUNDO SEM FUNDO.
UMA PARTE DE MIM É MULTIDÃO.
OUTRA PARTE ESTRANHEZA E SOLIDÃO...
Ferreira Gullar

A violência me choca demais, por isso procuro não compartilhar imagens, vídeos, fotos ou mensagens de conteúdo violento. Acabei de ler uma matéria policial postada no face de alguém. Li a matéria, vi o vídeo... tudo triste. Triste demais.
Puxa vida, ser humano, vamos resgatar nossa humanidade?
Vamos mostrar nossa capacidade de amar, de aceitar as diferenças sexuais, religiosas, raciais, políticas e outras. 
O mundo é plural. Há oportunidades para todos.
Há beleza e mistério na diversidade.
É assim que é!
Vamos tentar melhorar?

Insisto porque existo. Não desisto pois nasci pra luta. E não fujo do que me desafia. A minha estrada eu construo a cada dia. E cada tristeza que chega eu transformo em alegria.
Vamos tentar?

Estou distribuindo algumas riquezas que tenho!
Minha alma nua em forma de palavras.
Meu carinho explícito.
Minha fé, que não costuma falhar, como já disse o poeta.
Meu sincero desejo de que tudo de bom te aconteça.
E meu sorriso que guarda um desejo enorme de ser feliz.
Edson Araújo Lima.
14.06.2015
A lua lá
longe nua
distante
linda leve
flutuante
A lua ali
luz ligada
tão dentro de nós.
A lua olhou
para o sol
e ele, o sol, tímido
se escondeu.
A lua amiga não resolve a vida,
mas dá uma leveza!
Edson Araújo Lima
04.05.2015
Em homenagem à minha amiga Márcia Silva que mostrou-me a lua de hoje, como tenta me mostrar sempre e sempre as belezas e levezas da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário